

Junta de Freguesia
Paços Da Serra
Sociedade Instrução e Recreio Paços da Serra

Maestro
Carlos Alberto de Almeida Lopes
Nasceu em Gouveia a 25/03/1975 (41 anos)

Dados da Banda
Morada: Largo de S. Jorge nº2
Código Postal: 6290-241 Paços da Serra
Distrito: Guarda
País: Portugal
E-mail: banda_sir@hotmail.com
WebSite: http://bandapacosdaserra.webnode.pt
Contactos: 961272366
964362598
Maestro: 969429808

Título da Página
Rancho Folclórico de Paços da Serra - História
Desde os principios de século que existiram grupos de "dançadores" na terra mas nos anos 30 a 60 foram dos anos de maior atividade que no ano de 1986, um grupo de crianças por autorecriação quis formar um rancho carvanalesco, e do exito dessa saída, veio a pergunta da população: "Porque não pensam num Rancho Folclórico?".
A presistência do povo e o entusiasmo das crianças, fez com que fossem falar com os Srs. Diretores Técnicos do Folclore da n/zona, afim de informarem a instituição com o que era necessário para que um Rancho Folclórico fosse federado.
O objetivo ou finalidade do Rancho Folclórico de Paços da Serra era a promoção da cultura incluindo a música e o aproveitamento dos tempos livres, por entermédio do folclore podendo todavia, criar outros grupos que englobem outras atividades culturais.
O Rancho esteve sempre aberto a todas as pessoas que com espírito criativo que se dispunham a comprometer num trabalho sério de promoção cultural da população de Paços da Serra - Eirô.
A associação era composta por três orgãos: Direção, Assembleia Geral e Concelho fiscal.
A direção tem uma duração de 2 anos, e era constituida por: Presidente, Secretário e tesoureiro e respetivos suplentes, e a esta lhe compete executar as ações de julgar os objetivos com que a associação se propunha.
O Rancho geralmente era convidado para as festas do Sr. do Calvário, S. José na aldeia, mas tambem, para várias romarias fora da terra. Das idas para forra da freguesia, a feira do queijo em Gouveia, festas de final dos anos escolares e do ciclo, dia mundial da criança eram os destinos mais frequentes.
No último ano de existência numa atuação no mês de Agosto na zona do Sabugal, a direção do Rancho recebeu um convite de um grupo "coral imigrante", sendo um dos participantes diretor de um grupo coral infantil Francês, para uma viagem a França pela altura do Pentecostes.
Um dos costumes de Paços da Serra eram os "Penitêntes" que no tempo da quaresma aos domingos á noite saíam da capela do Sr. do Calvário grupos de crianças e jovens. emvrulhados em panos brancos, conduzidos por uma cruz, percorriam o povo em direção á capela do Santissimo, cantando e rezando o terço.
Aviso: As próximas imagens que irá visualizar possuem direitos de autor, foram somente inseridas para que os visitantes deste Website possam recordar os tempos vividos no Rancho Folclórico. Em nome da Junta de Freguesia alertamos que estas fotos não saiam deste Website por meio de cópia ou recorte de ecrã.

Ruínas de Castro Verde, de onde a grande parte da população teve origem. Uma praga de Gafanhotos mais tarde é que os obrigou a fixarem-se em Paços da Serra e Eirô.